[ad_1]

Você suspeita que seu pet tenha sido picado por algum animal peçonhento?
Muito importante nessas horas de apreensão é manter a calma e evitar algumas atitudes que muitas vezes só pioram a situação. Tente manter seu pet calmo também e evite que ele se mova demais, isso pode acelerar os efeitos da picada. – Não corte ou perfure o local da ferida, e muito menos tente sugar o veneno.
– Não faça torniquete no pet (nem em humanos) com o intuito de evitar que o veneno se espalhe. Essa atitude era utilizada até pouco tempo atrás, mas é contraindicada porque a alta concentração de veneno pode aumentar a chance de gangrenas no local da ferida.
– Não coloque remédios caseiros na ferida. Vinagre, pó de café, cinza e etc. são contraindicados e além de serem ineficientes podem infeccionar a ferida.
– Evite lavar com água também, pois seu veterinário pode querer fazer exames no local da picada para tentar identificar o veneno.

Se seu pet foi picado por cobra, aranhas e insetos leve-o ao veterinário o mais rápido possível, mesmo se o bicho em questão não for peçonhento. Mordidas de cobras e picadas de insetos podem infeccionar e tendem a inchar bastante, portanto leve o pet ao veterinário sempre que ele sofrer um desses acidentes.
Se tiver capturado o animal que o picou, leve-o junto consigo para que o veterinário possa identificá-lo e administrar o tratamento mais adequado. Normalmente, um pet que não apresente sintomas após a picada deve ficar em observação por 12 horas e um que tenha manifestado sintomas deve ser medicado e ficar em observação por 72 horas.

[ad_2]

Source

Comments

comments