Você já ouviu falar em lipidose hepática felina? A lipidose é causada pelo acúm…
20 de março de 2020Miau humanos! Julho é mês dos gatos na Petsalut. Então se liga que vamos explica…
24 de março de 2020Infelizmente, várias doenças conhecidas – e temidas – pelas pessoas afetam também os nossos pets. No caso da Felv felina, popularmente conhecida como leucemia em gatos, a doença é causada por um retrovírus que afeta exclusivamente os bichanos. No entanto, seus efeitos são bastante semelhantes aos da leucemia em seres humanos, provocando imunossupressão e estando associada ao linfoma, um tipo de câncer que pode levar o pet à morte.
Enquanto a causa da leucemia em humanos ainda é desconhecida, a Felv felina tem único agente causador: o retrovírus Felv. Sigla para Feline Leukemia Virus (literalmente vírus da leucemia felina), ele é transmitido por meio do contato de gatos saudáveis com a saliva, as fezes, o leite e a urina de gatos infectados.
A respeito do contágio, é importante destacar que nem todos os gatos que entram em contato com o vírus desenvolvem a doença. “Existem gatos que produzem uma resposta imune eficaz, eliminando o vírus”. Já nos casos em que o sistema imunológico do bichano não é capaz de combatê-lo, os principais sintomas da Felv são: perda de peso, anemia, apatia, problemas respiratórios, estomatites, febre e anorexia.
Como você deve ter notado, o vírus da leucemia felina é semelhante diversas outras doenças. Sendo assim, no primeiro sinal de mudança no seu peludo, não adie a consulta no veterinário.
[ad_2]
Source