Seu pet pressiona a cabeça contra a parede? Saiba mais sobre esse alarmante comportamento nesse post.
A maioria dos tutores já conhece esses dois alertas: pet arrastando o bumbum no chão é sinônimo de verminose, pressionando a cabeça contra a parede é um alerta ainda maior. São vários os motivos que podem ser a raiz desse comportamento, mas significam a mesma coisa: seu peludo está com danos no sistema nervoso.
Como podem ser várias doenças as causadoras desse comportamento no seu pet (todas perigosas), o melhor é levar o animal ao veterinário o mais rápido possível, pois é ele quem vai poder determinar que enfermidade está acometendo o seu peludinho. Estar preparado para os exames e o tratamento, com um bom plano de saúde pet, pode fazer toda a diferença para você e seu animal nessas horas. Entre as principais causas desse tipo de sintomas estão:
Tumores no crânio e cérebro do animal ou traumatismo craniano
Toxinas não sendo eliminadas do organismo
Doença metabólica
Enfarte
Doença do Prosencéfalo (no cérebro)
Insuficiência hepática por causa do uso prolongado de medicamentos, no caso de pets mais velhos
Pressionar a cabeça contra a parede não é o único sinal de problemas no sistema nervoso do seu pet. Um tutor atento pode identificar algumas mudanças no comportamento do seu companheiro, tais como:
Andar em círculos ou sem rumo aparente
Prostração e apatia
Deficiência visual
Reflexos lentos ou comprometidos
Rosnar ou avançar nas pessoas sem motivo aparente
Aparente confusão do pet
É preciso ficar atento às mudanças de comportamento do seu pet, elas podem sinalizar que ele não está bem, mas sem se tornar paranoico demais também. Mantenha a rotina de saúde do seu pet e encha seu peludo de carinho que assim se houver alguma mudança ela será percebida naturalmente.