Vira-lata. O cão da moda
29 de janeiro de 2018Chocolate. Uma delícia perigosa
6 de fevereiro de 2018Muitos tutores já começam a franzir a testa quando o assunto é cortar as unhas do seu pet, seja ele cão ou gato. Se você é um deles, esse post é para você.
Tudo muito liso
Se você mora em apartamento, simplesmente passear com seu cãozinho pode não ser suficiente para ele “gastar” as unhas. E se possuir um gato, certamente seu bichano vai precisar da sua ajuda para aparar as unhas ou ele vai encontrar maneiras criativa com suas cortinas e móveis.
Seu cãozinho normalmente lixaria as unhas naturalmente pelo atrito com o chão áspero ou enquanto realiza atividades como cavar buracos, por outro lado um pet felino controlaria o crescimento de suas unhas arranhando ou escalando árvores. Como em nossas casas e apartamentos existem cada vez menos superfícies onde esses pets naturalmente gastariam suas unhas, cabe a nós, os tutores, ajudarmos nossos amiguinhos nesse cuidado.
Por que cortar?
O crescimento excessivo das unhas dos pets tende a gerar mais do que apenas desconfortos ao animal e arranhões indesejados nos tutores. Os pets precisam encostar os coxins (almofadinhas) das patas no chão para andar corretamente, e as unhas excessivamente compridas atrapalham no caminhar natural, principalmente em cães.
Outro problema sério para o seu pet são as unhas encravadas. Algumas unhas do seu pet crescem de forma a ferir a própria pele, e até a musculatura em casos extremos, do bichinho, o que causa dor e possivelmente infecções. Caso seu pet apresente um caso como esses, leve-o ao veterinário para que ele desencrave a unha de maneira correta e trate a infecção, caso ela exista.
Tudo questão de rotina
É possível fazer da hora de aparar as unhas menos traumática, tanto para o dono como para o pet, basta acostumar o animal ao ato de cortar as unhas e ir sempre associando o evento de maneira positiva, recompensando seu pet com muito carinho e petiscos.
Como cortar
Antes de mais nada, é necessário que você tenha um cortador específico para pets, seja em forma de alicate ou guilhotina. Procure o que se adapta melhor ao porte do seu pet e se julgar necessário peça ajuda ao seu veterinário tanto para escolher o cortador como para te ensinar como proceder nas primeiras vezes.
É importante observar que a unha é composta por uma área vascularizada e enervada e uma outra área não vascularizada, sendo essa última a parte que pode ser cortada sem causar dor ou sangramentos no seu pet. Em pets com as unhas claras é muito fácil de reconhecer essa região, ela possui um tom mais rosado, devido à vascularização, já em pets com as unhas escuras é mais difícil de se identificar.
Pronto para começar a aparar as unhas do seu pet em casa? Como foram suas primeiras experiências com esse cuidado com seu bichinho?