Manicure, pedicure e “paticure”. Como cuidar das unhas do seu pet
2 de fevereiro de 2018Aparando as madeixas. A tosa do seu pet
9 de fevereiro de 2018Todos sabemos que nossos pets podem dobrar o mais durão dos corações quando querem experimentar um pouco do que estamos comendo, mas existem alguns alimentos que são realmente proibidos para cães e gatos. Um desses alimentos é o chocolate.
Por que faz mal?
Nesse doce extremamente saboroso existe uma substância chamada teobromina, um alcaloide derivado do cacau. Nosso metabolismo processa a teobromina sem problemas e por isso não temos nenhum problema com o chocolate, mas nossos pets (tanto cães quanto gatos) não possuem a mesma capacidade e sofrem sérias consequências com essa substância no organismo. A concentração de teobromina no chocolate é proporcional à pureza do chocolate (amargo, meio amargo e chocolate culinário), portanto tenha cuidado redobrado se tiver esses alimentos em casa.
O que causa?
Os principais sintomas relacionados a ingestão do chocolate são: vômitos, diarreia, aumento da frequência cardíaca, tremores, convulsões e chegando ao óbito do pet. A severidade da reação depende da quantidade ingerida pelo pet (em uma relação grama de chocolate x peso do animal), mas essa é definitivamente uma guloseima que você não deve deixar seu pet provar nem um pouquinho.
Vale ressaltar que não existe um método ou antídoto que reverta o quadro de intoxicação pela teobromina.
Cuide da alimentação do seu pet
Existem diversas opções para variar o cardápio do seu pet de vez em quando, tanto com alimentação natural quanto com rações diferenciadas. Sempre que for variar a alimentação do seu pet procure saber com seu veterinário se tal alimento é tóxico ou não para o seu bichinho.