Você precisa ensinar seu pet a se comportar um pouco mais no passeio e não sabe como? Veja esse post e aprenda mais sobre o comando “Junto”.

O desespero na hora de passear

Seu pet é daqueles que saem esbaforidos na hora de passear, praticamente te rebocando na direção que querem ir? O comando “junto” é muito importante para a qualidade do passeio com o pet e imprescindível no estabelecimento da posição do tutor como líder e, portanto, o condutor das brincadeiras e dos passeios.

Começando

Para começar a treinar esse comando é importante que o local esteja tranquilo e sem distrações ao cão e também é interessante que o pet já conheça outros comandos, como o “Senta”.

Peça ao seu pet para sentar quando estiver ao seu lado, já com coleira e guia. Dê um passo à frente e sinalize para o pet (uma batidinha da mão em sua coxa serve), falando claramente a palavra “Junto”. Recompense o pet toda vez que ele se mover e ficar novamente ao seu lado. Repita esse processo e recompense o cão com algum petisco toda vez que ele executar a ordem, aumentando gradativamente a dificuldade, mudando sua velocidade de caminhada ou mudando o trajeto. Com o tempo o pet vai entender que ele deve andar ao seu lado e será recompensado por isso.

É um processo longo

Ensinar comandos ao pet será sempre um processo longo, variando entre as raças e os próprios indivíduos. É preciso paciência e dedicação por parte do tutor (ou de toda a família) e vigiar para que ele não esteja ensinando comportamentos inadequados ao pet quando não o está treinando.

Passeios mais tranquilos

Depois que seu pet já tiver aprendido o comando junto será muito mais tranquilo para você e para ele passear, uma vez que ele já terá entendido que o papel de condução do passeio é seu e a ele cabe apenas acompanhar. Esse comando pode ser importante também para evitar brigas do seu pet com outros animais que ele encontrar durante as caminhadas.

Agora que você já consegue caminhar tranquilamente com seu cão pela rua, quais as diferenças vocês notaram nos passeios e no comportamento geral do seu pet?

Comments

comments