Pensando em ter um bulldog francês ou já tem um frenchie em casa? Saiba mais sobre essa raça aqui.

Simpatia pura

Essa raça é conhecida pelo temperamento amigável e comportamento brincalhão. É um cãozinho enérgico, mas que na verdade requer pouco exercício. Esse pet é altamente ligado à companhia humana e se acostumado desde pequeno pode ser bastante amigável com crianças e outros animais. Se você busca um pet para morar no quintal de casa ou que passe o dia inteiro sozinho tranquilamente, escolha outra raça, porque o bulldog francês é um cão de companhia muito ligado à família humana e bastante sensível ao clima, especialmente ao calor.

Mas não é de brinquedo

Apesar de ser um cão muito bom para quem mora em apartamento, esse não é um pet muito delicado. Essa raça pesa entre 8kg e 14kg, então definitivamente não é um cãozinho de colo ou para se carregar em uma bolsa. Ele possui um corpo musculoso, gosta de morder as coisas e suas brincadeiras são um pouco mais brutas, então é importante vigiar seu pet perto de crianças e idosos. Mas apesar de sua constituição mais “parruda” ele ainda é um cachorro de pequeno porte, então é realmente necessário prestar atenção com as brincadeiras das crianças, especialmente se elas estiverem muito agitadas, para nem as crianças nem o pet se machucarem.

Características gerais

O bulldog francês (buldogue ou carinhosamente “frenchie”) é um cão de pequeno porte, medindo por volta de 30cm de altura, focinho curto (braquicéfalo), a pelagem é curta e não necessita de tosa, em cores variantes de fulvo, tigrado, branco com manchas pretas e azul (cinza). É um pet ativo e inteligente, porém conhecido por pensar por conta própria, o que pode se desenvolver em um cachorro teimoso, se não bem adestrado, tentando ocasionalmente testar a liderança do tutor.

Adote com consciência

O frenchie é um pet adorável, mas é um cãozinho que vai requerer bastante cuidado do tutor, portanto se estiver pensando em ter um desses é melhor saber que esse não é um pet tão simples de se cuidar. Cães de focinho curto (braquicéfalos) são bastante sensíveis ao calor, portanto seu frenchie não pode ser exposto ao sol quente, nem manter exercícios intensos por tempo prolongado, sob risco de complicações cardiorrespiratórias e até óbito do pet. Outra característica desses cães devido ao focinho é roncar, eles produzem alguns roncos quando acordados e definitivamente roncam enquanto dormem, o que pode ser fofo para alguns, mas se você tem sono leve ele pode te incomodar.

Suas ruguinhas, tão populares, devem ser higienizadas duas vezes ao dia para evitar a proliferação de fungos e bactérias. Outra questão comum é a tendência a ter alguns problemas de pele. E uma outra peculiaridade desse pet é a tendência a ter flatulências (soltar pum), portanto será necessário experimentar diferentes rações para encontrar a que reduz esse problema.

Se você está considerando ter um bulldog francês considere também fazer um bom plano de saúde para ele. Vale a pena ressaltar que essa não é uma crítica ao pet, que é um companheiro fantástico, mas uma forma de deixar claro que é um cãozinho especial e evitar que tutores empolgados com o carisma do pet acabem desistindo dele algum tempo depois e devolvendo ou abandonando seu peludinho.

Ainda apaixonado pelas ruguinhas fofas?

Seu frenchie vai ser um pet que vai alegrar sua vida de 10 a 12 anos e chamar atenção por onde quer que você passe com ele, além de ser um companheiro por todo lugar da casa. Você já tem um bulldog francês? Conte como é sua experiência com esse pequeno brincalhão.

Comments

comments