Cocker Spaniel Inglês.
19 de fevereiro de 2018Febre amarela, dengue, Zyka e Chikungungya. Devemos nos preocupar?
2 de março de 2018Você quer complementar a alimentação do seu pet ou fazer um agrado com alguma coisa gostosa, mas não sabe se é seguro para o seu bichinho ingerir determinado alimento. Confira aqui uma lista com alguns dos principais vilões da alimentação pet.
Abacate
Vilão: Persina
Sintomas de intoxicação: Vômitos, diarreia, alterações cardíacas e pode levar ao óbito do pet.
Álcool
Vilão: Etanol. O álcool prejudica tanto o pet quanto os humanos, mas nossos amigos peludos possuem uma resistência muito menor à essa substância.
Sintomas de intoxicação: Vômitos, diarreia, depressão do sistema nervoso central, problemas de coordenação e respiração, coma e óbito do pet.
Café, chá, cafeína (e outros)
Vilão: Cafeína.
Sintomas de intoxicação: Alterações cardíacas.
Chocolate
Vilão: Teobromina. Já falamos sobre esse alimento por aqui no blog, mas existem alternativas de chocolates pet que não são tóxicos.
Leite e derivados
Vilão: Leite e derivados podem causar diversas reações nos pets. Tanto humanos quanto cães e gatos possuem baixa tolerância ao leite depois de adultos (variando entre as espécies, raças e indivíduos)
Sintomas de intoxicação: vômitos, diarreia e alergias de pele.
Uvas e passas
Vilão: Não se exatamente, mas diversos casos típicos de intoxicação foram registrados em cães (não há comprovação quanto aos gatos, mas também é melhor evitar) após a ingestão desses alimentos.
Sintomas de intoxicação: Problemas renais graves.
Macadâmia
Sintomas de intoxicação: Vômito, tremores, dores abdominais, confusão mental, hipertermia, depressão, queda dos membros inferiores e problema nas juntas. Apesar de raramente fatal, a ingestão de macadâmias gera grande desconforto no animal e pode bastante assustador para os tutores ver o pet sofrer dessa forma.
Semente de linhaça crua
Vilão: Ácido erúcico.
Pimenta malagueta
Sintomas de intoxicação: pode causar gastrite e até úlcera.
Sementes de maçã e pera
Vilão: Ácido cianídrico.
Batata e pele de batata
Vilão: Solanina.
Sintomas de intoxicação: depressão do sistema nervoso e complicações gastrointestinais.
Doces e produtos diet
Vilões: Xilitol e açúcar. O xilitol também está presente em algumas pastas de dentes.
Sintomas de intoxicação: Vômito, letargia, perda de coordenação, convulsões, insuficiência hepática e complicações renais. Todos decorrentes da desregulem da insulina do corpo. Já o açúcar pode causar a obesidade, cáries, diabetes e tornar seu pet muito seletivo quanto a dieta.
Cebola e alho
Vilão: Dissulfeto de n-propil. Existem discordâncias quanto ao alho na dieta do pet, desde que seu cão se mostre tolerante ao alimento, e em doses muito pequenas. Já os gatos são extremamente sensíveis à esses compostos, muito cuidado.
Sintomas de intoxicação: Anemia, icterícia, sangue na urina e óbito do pet.
Carambola e ruibarbo
Vilão: Ácido oxálixo/ oxalato de cálcio.
Sintomas de intoxicação: vômitos, diarreia, fraqueza, tremores, alteração na sede, salivação excessiva, sangue ou cristais na urina, insuficiência renal.
Caquis, pêssegos e ameixas
Vilão: Sementes e caroços.
Sintomas de intoxicação: No caso do caqui pode ocorrer inflamação e obstrução do intestino. No caso do pêssego e ameixas o vilão é o cianeto presente nos caroços dessas frutas, substância tóxica para pets e humanos.
Esses são alguns dos principais vilões da alimentação do seu pet, mas existem outros alimentos proibidos. Tenha sempre um bom plano de saúde pet para emergências e converse com o veterinário do seu pet se você estiver em dúvida sobre algum alimento que queira introduzir na dieta do pet e jamais ofereça alimentos que são comprovadamente tóxicos para o seu bichinho, mesmo aqueles que sabidamente não possuem efeitos letais.