Você sabia que existem dentistas para cães e gatos? Além dos cuidados veterinários comuns, dentistas para pets são cada vez mais procurados para deixar nossos animais com a saúde em dia, se alimentarem melhor ou corrigirem problemas. Saiba mais no post de hoje!Você tem o costume de escovar os dentes do seu pet? Se ainda não tem, vale a pena cuidar melhor da saúde bucal do seu pet. Em cães, estima-se que 85% dos animais na fase adulta tenham que lidar com algum problema relacionado à saúde bucal. E os problemas são os mais variados: inflamações, cáries, dentes tortos, incômodos ao se alimentarem entre outros.

A saúde bucal dos pets não é só importante por conta desses problemas. Na verdade, muitas doenças podem surgir em decorrência de pequenos problemas que surgem e não são tratados. Doenças no fígado, estômago, coração e até hemorragias podem ser causados por problemas na boca do seu pet. É aí que surge o dentista veterinário!

Cachorro e dentista

Você já levou seu pet no dentista?

O dentista veterinário é um médico veterinário especialista na saúde bucal de animais. Assim como para nós tutores, há também especialistas em diversas áreas da boca dos pets, como periodontia, endodontia e ortodontia, por exemplo. Esses profissionais são os mais indicados em caso de dúvidas, tratamentos e consultas sobre a saúde bucal dos seus pets.

Quais os principais problemas e como identificá-los?

Os principais problemas de saúde bucal dos pets, em geral, são fáceis de serem identificados. Lembre-se, sempre procure um médico veterinário de confiança para indicar as melhores opções e tratamentos para seu pet.

  • Dificuldades de alimentação: Se seu pet mastiga com dificuldade até mesmo rações e alimentos mais macios, pode ser sinal de que há alguma inflamação ou problemas na mordida.
  • Mau hálito: Assim como nos humanos, o mau hálito também pode ser sinal de problemas bucais, de simples falta de escovação a infecções graves que podem prejudicar gravemente a saúde do seu pet.
  • Sangue: A presença de sangue na boca do pet, ou nas vasilhas de água e comida, por exemplo, pode indicar inflamações ou infecções.
  • Alterações na saliva e mucosa: Saliva mais consistente e vermelhidão da mucosa é sinal de problema e pode necessitar de mais atenção de um dentista veterinário.

Agora você já sabe como identificar alguns problemas de saúde do seu pet! Lembre-se: a consulta com um médico veterinário é de extrema importância. Consulte aqui os planos da PetSalut para descobrir qual o mais indicado para você agora!

Comments

comments