Essa é uma pergunta que você certamente já fez sobre o momento que o seu pet indicou exatamente o que queria ou até mesmo quando você tem certeza que ele está te pedindo alguma coisa quando ele olha com aquela carinha irresistível.

A verdade é que os cães se comunicam sim! Mas fazem isso diferente dos humanos, que podem falar, obviamente. Eles deixam pistas verbais e usam muito a linguagem corporal e expressões faciais.

Os animais também aprendem com o que estão acostumados e com o que foi condicionado a fazer. Se ele sabe que pegar a coleira indica que é hora do passeio, ele vai fazer isso sempre que quiser sair de casa. Se ele é acostumado a fazer xixi na rua, toda vez que tiver vontade vai indicar que precisa sair de alguma forma.

Filhote encarando a câmera

Cães se comunicam através da linguagem corporal, usando pistas verbais e expressões faciais.

Outras formas de linguagem corporal também indicam o que o seu cãozinho está sentindo no momento. Por exemplo, se ele está com a postura ereta, orelhas atentas e abanando o rabo lentamente, indica que ele está confiante e relaxado.

Ou se ele está com o rabo para cima, rígido, com as orelhas atentas e olhos focados, mostrando os dentes, é sinal de que o seu pet viu algo que o ameaçou e está agressivo.

Pesquisas também mostram que os cãezinhos se comunicam pelo olhar! Então, se quiser fazer com que o seu pet entenda algo que quer ensinar, olhe nos olhos dele. Eles usam esse artifício para fazer com que vocês se entendam, sem usarem a mesma linguagem.

Como tutor, você deve ter se identificado com várias dessas situações e com a convivência sabe exatamente o que seu pet quer só no olhar ou na forma como ele late para você! Faça testes na hora que quiser comunicar algo para ele e veja a inúmeras possibilidades dessa relação entre humanos e cachorros.

Quer saber mais sobre pets? Confira neste link!

Comments

comments