Já ouviu algo a respeito de estimular a inteligência do seu cachorro? Será que é possível? Saiba mais aqui nesse post.

Mas todo mundo sabe que de irracionais eles não têm nada

Quanto mais saem estudos sobre a inteligência animal, mais a ciência comprova que eles não são tão irracionais assim. Muito pelo contrário, eles possuem capacidades de resolver problemas e fazer até mesmo contas matemáticas simples. Existe uma lista que organiza as raças de cães por seu valor de inteligência e capacidade de adestramento, mas todo tutor de pet pode ajudar a desenvolver a inteligência do seu cãozinho.

Tudo depende do estímulo

Assim como nós, humanos, o seu pet precisa ser estimulado e desafiado mentalmente para desenvolver a inteligência. Esse tipo de estímulo realmente promove mudanças fisiológicas no cérebro do seu pet, que vai se tornando mais apto a entender comandos e resolver problemas.

Como estimular então a inteligência do meu peludo?

Sudoku e palavras-cruzadas? Não, seu pet precisa tanto de exercícios físicos quanto mentais (preferencialmente os dois juntos): brinquedos que possuam quebra-cabeças simples, passeios a novos lugares, treinos de agility, brincadeiras de esconde-esconde e enriquecimento ambiental.

Todo animal possui instintos básicos muito fortes, como a caça por alimento, a reprodução e a sobrevivência (medo). Para estimular nosso pet nós podemos fazer uso justamente desse instinto da busca por alimento (que tomaria a maior parte do seu tempo na natureza), utilizando daqueles brinquedos que o tutor pode encher de ração e o pet precisa interagir com ele para conseguir comer. Caso o pet vá ficar sozinho por um período longo, deixe a porção de comida (da manhã, tarde ou noite) no brinquedo para que ele possa se manter entretido e ir se alimentando ao longo do tempo.

Esconder pequenas porções de ração ou alguns petiscos pela casa pode também ser um ótimo desafio para o seu pet. Inicialmente deixe o a brincadeira bem fácil e vá aumentando a dificuldade com o tempo, até que você possa escolher qualquer lugar da casa para o seu pet encontrar os prêmios escondidos.

Novos cenários

Passear é sempre uma atividade gostosa para o seu cão. Ele conhece novos odores, novos lugares, novos animais e tem estímulos diversos para o corpo e a mente, assim como nós temos quando viajamos para um lugar novo. Levar seu pet a parques, ao shopping, a praias (que aceitem animais) e outros lugares diferentes vai transformar a hora do passeio em novas descobertas para o seu cachorro, especialmente se ele tiver a oportunidade de interagir livremente com outros pets.

Velhos cenários

Outra dica legal é ter um ambiente estimulante para o pet em casa e mudar esse ambiente de vez em quando, especialmente se você morar em casa com quintal. Colocar coisas como uma bola pendurada em uma árvore e pequenos obstáculos para que ele tenha que pular para passar podem deixar o quintal mais divertido para o pet.

Ele e você aproveitam

Ao buscar maneiras de manter a mente do seu pet ativa, você mantém a sua própria mente ativa. Interaja sempre que puder com seu pet, ele vai ser mais feliz e se isso puder fazer dele mais inteligente, melhor ainda!

Comments

comments