O material do comedouro. Eles sempre lambem o prato.

//, Cuidados Com Pet, Curiosidades, Doenças, Gato, Plano de Saude, Saude Pet/O material do comedouro. Eles sempre lambem o prato.

O material do comedouro. Eles sempre lambem o prato.

Já se perguntou se o material das vasilhas de água e comida do seu pet é o indicado? Saiba aqui quais materiais evitar na hora de escolher os comedouros do seu peludo.

Por que é importante?

Essa é uma pergunta muito simples e que pode ser respondida pelos nossos próprios hábitos: nós comemos em qualquer tipo de prato ou usamos qualquer tipo de panelas? Pois é, existem materiais que podem intoxicar o pet (a longo prazo) ou são suscetíveis ao acúmulo de bactérias.

Plástico: os menos indicados, e ainda assim os mais comuns, dos materiais. O plástico é conhecido por liberar petroquímicos quando aquecido (deixado ao sol ou lavado com água quente), o que contamina especialmente a água ou outros alimentos mais líquidos do pet. Esses compostos são listados em vários estudos por sua relação com câncer de mama, diabetes e outras doenças. Além disso, o plástico é uma substância porosa e fácil de ficar com marcas de aranhões e mordidas, onde bactérias se proliferam facilmente.

Alumínio: vasilhas de alumínio apresentam as mesmas desvantagens do plástico, porém em níveis diferentes. Sabe-se que essas vasilhas liberam alumínio na água e comida do pet, e isso ao longo do tempo gera intoxicação. Além disso o alumínio também acumula bactérias com facilidade ao ser arranhado ou mordido pelo pet, especialmente cães filhotes.

O que comprar então?

A resposta está nos nossos próprios pratos e utensílios: vidro, aço inox e cerâmica polida. Esses materiais podem ser lavados com água quente sem perigos, por não serem porosos eles não acumulam bactérias. Escolha o material e modelo que você preferir para o seu pet, levando em consideração a espécie e o tamanho do animal e tenha consciência de que escolher os materiais mais baratos pode não ser a melhor opção, tanto para a saúde do seu pet quanto por terem de ser substituídos com maior frequência.

Alimento novinho sempre

Agora que escolheu as vasilhas mais adequadas para o seu pet, lembre-se de oferecer água limpa e fresca sempre, longe do sol. Uma dica é não comprar um bebedouro muito grande, assim você mesmo começa a se policiar para encher novamente a água do pet. E uma dica para a comida é oferecer o alimento e se em um período de 20 a 30 minutos recolher o que não foi consumido e deixar a vasilha limpa e só oferecer mais comida apenas no horário da próxima refeição.

Atento às novidades

Quase tão importante quanto o que se come, é onde se come. O mundo pet tem evoluído com grande rapidez e diversos produtos têm surgido para tornar a vida do tutor e do pet mais fáceis, dentre esses produtos estão também bebedouros inteligentes e brinquedos que servem de comedouros para o seu pet. Adquirir um desses pode ser uma alternativa divertida para seu peludo. O importante é sempre pensar na saúde do seu pet.

 

Comments

comments

By | 2018-11-12T11:13:47+00:00 novembro 16th, 2018|Cachorro, Cuidados Com Pet, Curiosidades, Doenças, Gato, Plano de Saude, Saude Pet|0 Comments