Humanização dos cães. O que muda no seu pet?

//, Cuidados Com Pet, Curiosidades, Doenças, Plano de Saude, Saude Pet/Humanização dos cães. O que muda no seu pet?

Humanização dos cães. O que muda no seu pet?

Você é uma das pessoas curiosas com os efeitos da humanização nos cães e quer saber se isso é bom ou ruim? Confira aqui nesse post essas respostas.

Que nossos pets são membros da família já é indiscutível, mas ultimamente é muito comum vermos os tutores inserindo rotinas e características cada vez mais humanas aos pets, e essa humanização gera consequências nos seus cães.

Crise de identidade

Fazer seu pet assumir comportamentos humanos e tratá-lo como uma criança ou até mesmo um adulto tende a fazer o cão a se sentir superior aos outros cães e começar a ter dificuldades de socializar. E por mais que possamos dar todo amor e carinho, cachorros são animais de bando e precisam se socializar com outros cães para manter a saúde mental e emocional.

Transtornos emocionais

Outra consequência derivada dessa crise de identidade nos pets é desenvolver comportamentos de animais estressados. Perseguir a própria cauda, caçar moscas invisíveis e se lamber compulsivamente são alguns dos sinais que seu pet pode te dar de que está emocionalmente transtornado.

Mostrar quem manda

Como dito acima, os cães são animais que vivem em bando e sendo assim existe um líder a ser seguido. Se os tutores tratam o pet como seu igual, ele pode não reconhecer liderança no bando e tomar esse posto para si. Você pode perceber comportamentos desregrados do seu cão caso ele esteja agindo como líder do bando, como ser agressivo com os tutores, visitas e outros pets. Essa dissolução da hierarquia vai se seguir da quebra de regras por parte do cão.

Esquecer das necessidades

Se o tutor humaniza demais o seu pet, ele pode ignorar muito do que é básico e necessário para o bem-estar do cão. É importante saber que seu pet não é um ser humano, portanto o que se aplica a você e a ele no que diz respeito à saúde pode variar bastante. A alimentação do seu cãozinho deve seguir o que é balanceado e essencial para ele e muitos dos alimentos que nós consumimos, especialmente as guloseimas, não são adequados aos pets. O mesmo é válido para produtos de higiene e estéticos, xampus e roupas para seu pet devem ser específicos para ele e vale a pena se segurar um pouco na complexidade dos acessórios que você adiciona à rotina do pet.

Voltar as raízes

O mais importante é não se esquecer que o tutor e seu pet não são da mesma espécie e por mais que o pet seja amado e ele também demonstre esse afeto, ele ainda é um animal com necessidades e vontades diferentes das do seu tutor. Não se deve passar por cima da natureza do seu pet apenas para se satisfazer. Um pet vai te amar mais se for respeitado pelo que é e bem cuidado como um cachorro do que se for forçado a ter comportamentos humanos. E o que vocês pensam sobre o assunto?

Comments

comments

By | 2018-02-09T13:20:37+00:00 fevereiro 12th, 2018|Cachorro, Cuidados Com Pet, Curiosidades, Doenças, Plano de Saude, Saude Pet|0 Comments