Aparando as madeixas. A tosa do seu pet

//, Cuidados Com Pet, Plano de Saude, Saude Pet/Aparando as madeixas. A tosa do seu pet

Aparando as madeixas. A tosa do seu pet

Você acha que aparar os pelos do seu pet é algo desnecessário, simples ou apenas estético? Esse post é para você.

É totalmente comum e até natural que comparemos a ida do cão ao pet shop com as nossas escapadas ao salão de beleza (ou barbeiro), mas essa visita rotineira para banho e tosa vai muito além da estética do nosso pet. Existem diversos tipos de tosas para os nossos bichinhos e elas envolvem a higiene, saúde, praticidade, mobilidade e, claro, beleza dos nossos amigos.

Tosa bebê

Essa tosa é indicada para cães de pelagem longa, principalmente se seus tutores não possuem grande tempo para dedicar à escovação do pet. Ela consiste em deixar os pelos com o volume semelhante aos de um filhote, ou seja, apenas um ou dois dedos de comprimento. Essa tosa tende a evitar pelos embolados, especialmente em raças de pelos longos como Shih Tzu, Yorkshire, Poodle e Maltês.

Tosa higiênica

Esse tipo é o mais importante de tosa a ser conhecido, por ser aplicada a todos os cães. A tosa higiênica é voltada a aparar os pelos nas áreas que tendem a acumular sujeira ou a proliferar micro-organismos. Geralmente são concentradas em regiões como as patas, genitálias e barriga dos pets.

A tosa higiênica deve fazer parte da rotina de cuidados do animal, sendo muito importante para evitar a proliferação de fungos e bactérias que podem causar danos ao pet e aos seus tutores.

Tosa na máquina

Essa tosa é feita, como sugere o nome, com um aparelho específico para pets. Ressaltamos que a máquina usada em humanos não é adequada para seu pet. Existem lâminas de tamanhos diversos, podendo se adaptar às raças e aos tipos de tosa. É bastante comum que sejam feitos os acabamentos com a tesoura, variando da raça do seu cão.

Tosa na tesoura

Nesse caso todo o processo é feito à tesoura, não havendo o uso da máquina. Altamente recomendada para cães que tenham alergia às lâminas da máquina e aos pets muito agitados e que não conseguem ficar calmos com o barulho da máquina. Essa tosa é naturalmente mais demorada do que o processo anterior, mas os resultados são um acabamento mais natural e suave para o pelo do seu pet.

Tosa da raça

Seja na máquina, na tesoura ou em um misto entre as duas, a maioria das raças possuem uma tosa específica para ressaltar algumas características do pet. Apesar de alguns tutores optarem por não fazer esse tipo de tosa, é muito comum que você já leve seu cãozinho ao pet shop rotineiramente com as tosas higiênica e específica da raça em mente.

Toques finais

Pode parecer muito simples fazer a tosa para o seu cachorro, mas é um processo que precisa de bastante cuidado, portanto não faça a tosa do seu pet se você não tiver treinamento para tal. Mas existem outros cuidados que podem estreitar bastante os laços entre o pet e o tutor, como o banho e a escovação.

No caso da escovação, imprescindível à higiene e manutenção da tosa do pet, além de ser um processo de manutenção da beleza do pet, existe o carinho do tutor transmitido ao cão. A escovação elimina os nós, aumenta o brilho da pelagem, ajuda a remover a pelagem morta e estimula a circulação sanguínea do pet, trazendo até mesmo benefícios para o sistema imunológico do seu cão.

Como você prefere seu pet: peludo, pelado, com a tosa da raça ou de uma maneira própria?

Comments

comments

By | 2018-02-09T13:19:55+00:00 Fevereiro 9th, 2018|Cachorro, Cuidados Com Pet, Plano de Saude, Saude Pet|0 Comments